terça-feira, 6 de maio de 2008

As voltas que o mundo dá (?)

Diz Karl Marx em seu primeiro parágrafo de "O 18 Brumário de Luís Bonaparte" algo que li quando tinha uns 16 anos (é, faz tempo pra cacete mesmo...) e que no entanto nunca esqueci. Transcrevo:

"Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa."

Isso nunca saiu da minha cabeça. A frase sempre foi perturbadora, e enseja duas idéias igualmente terríveis: a história se repetir e fazê-lo como farsa. Acredito em parte nisso até hoje. Não que eu considere que todas as coisas estejam fadadas a um fim inexorável quando imaginamos estar diante de uma repetição de fatos/pessoas; antes, acho que de fato existe uma tendência, talvez às vezes por ansiosa condição nossa, de que as coisas acabem por virar uma caricatura do original sim, mas mais em virtude de uma tendência de escapar do novo. Submetemos uma situação ao gabarito de uma pré-existente porque nos é mais seguro, mais confortável.

Desvio um pouco do pensamento de Marx. Trago o pensamento dele para o campo das minhas coisas, mais mundanas mas não menos importantes...

Enfim, acredito que o novo pode ser de fato novo, se assim o permitirmos. Livre de amarras, de comparações, de pressupostos... A um só tempo deliciosamente desafiante e assustador. Penso hoje que parte de minhas experiências neste sentido tenham ficado presas a esta coisa de querer padronizar tudo.

O eterno retorno de Kundera talvez também não resista a esta ruptura desse novo-novo. Mesmo quando ele tem tudo pra ser um "de novo". Nunca é. Não pode ser, não tem como. As circunstâncias da vida da gente são outras, as pessoas, os tempos, as idéias e até os defeitos podem (e de fato o fazem) afetar esta pseudo-repetição.

E viva o novo. De novo!

Um comentário:

Anônimo disse...

"roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda pião, o mundo rodou num instante, nas rodas do meu coração..." tenho adorado o blog!! muita coisa pra se pensar, rever, viver...bjs e parabéns!!!!!!